quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Neuroeducação e as técnicas para o ensino: entendendo sobre o cérebro!

     O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados.

        Um dos principais órgãos do corpo humano, o cérebro é o principal centro de regulação e controle das atividades corporais: sede da consciência, do pensamento, da memória e da emoção. É ele, portanto, que permite ao homem identificar, perceber e interpretar o mundo que o rodeia. 

     Extremamente complexo, o cérebro realiza várias tarefas incríveis. Ele possui várias partes e cada parte está relacionada com determinada área de nosso corpo. Para nós futuros educadores, cabe pesquisar, investigar e entender sobre as responsabilidades de cada área.
 
     Abaixo encontra-se uma pequena descrição das funções de cada lobo presente no cérebro, bem como sobre a função do cerebelo:

- Lobo Temporal: responsável pela memória, emoção, audição e linguagem.
- Lobo Pariental: responsável pela recepção e processamento das informações sensoriais do organismo.
- Lobo Occipital: responsável pela visão.
- Lobo Frontal: responsável sobre funções superiores, tomadas de decisões, solução de problemas, planejamentos.
- Cerebelo: recebe impulsos sensitivos de articulações, músculos, tendões, olhos, órgãos de equilíbrio, sendo assim responsável pelos reflexos e pelos movimentos


      Caso queira saber mais informações sobre esse órgão fantástico, segue duas sugestões de sites que abordam sobre o tema:




quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Histórias em quadrinho e a Consagrada Turma da Mônica

Ao falarmos sobre histórias em quadrinhos, lembramos daquelas fantásticas e divertidas trazidas pelos gibis, não é verdade?

Essas histórias são narrativas com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo.

Geralmente, o intuito maior é o entretenimento como forma de divertir.

Entre as crianças, as histórias em quadrinhos são, muitas vezes, as mais escolhidas em momentos de leitura.

E como falar em gibis sem lembrar a famosa turma do bairro do Limoeiro, de Maurício de Souza? A consagrada turma da Mônica, marcou e continua marcando gerações com as confusões do Cebolinha e do Cascão para se tornarem os donos da rua, as comilanças de Magali, as aventuras pré-históricas do Piteco, as histórias intergaláticas do Astronauta e muito mais.

Para quem é apaixonado por esse ramo de história, existem aplicativos onde é possível criar a sua própria aventura.


Logo abaixo, a minha versão:

 

Videoaula

Videoaula é uma ferramenta pedagógica importante, onde uma aula é gravada e difundida em forma de vídeo. Nesse vídeo, além de explicações do professor, pode haver depoimentos de profissionais da área apresentada ou ainda demonstrações técnicas.

O objetivo principal dessa feramente é enriquecer o conteúdo do curso, e para isso, as situações demonstradas devem ser escolhidas a dedo para que fique fácil relacionar com o que já foi visto em aulas presenciais.

Na hora de gravar uma videoaula, alguns quesitos são fundamentais:

  •   Dominar a ferramenta de gravação utilizada;

  • Dominar o conteúdo; 

  • Criar uma pauta antes de gravar;

  •  Criar um padrão de gravação;

  • Áudio impecável;

  • Vídeo dinâmico;

  •  Não tornar o vídeo muito extenso e cansativo.

Além de observar o que já foi falado anteriormente, devem ser evitadas algumas coisas nas gravações:

  • Música de fundo;

  • Enrolação;

  • Preguiça de falar.

Abaixo encontra-se um link sobre Química Orgânica, um exemplo de videoaula em poucos minutos e com bom domínio de conteúdo. 

 

 http://guiadoestudante.abril.com.br/videos/videoaula/enem-introducao-a-quimica-organica/

 

 Não pare no tempo, esteja sempre em constante evolução e aprendizado!

 

Jogos Educativos

Os objetos de aprendizagem são ferramentas que proporcionam apoio no processo de aprendizagem. Podemos utilizá-los para fazer com que o processo de assimilação de um conteúdo fique mais interessante. Jogos educativos funcionam bem nesse quesito, além de complementar as atividades escolares, proporcionam o desenvolvimento de outras áreas importantes para o progresso dos educandos.
Vamos utilizar como exemplo o jogo "Mestre da Tabuada" (link abaixo). Esse jogo é interessante para complementar atividade escolar relacionada à tabuada e operações matemáticas.
Em um plano de aula, podemos utilizar esse jogo para fixar os conteúdos repassados, fazendo que com o aluno vivencie uma experiência diferente do normal.
É sempre muito importante que o professor faça uma escolha minuciosa do jogo que pretende apresentar aos educandos, e não simplesmente escolher um jogo para “passar o tempo”.
No jogo “Mestre da Tabuada”, apresentado aqui, além de mostrar a tabuada de todas as operações, esta atividade oferece um quis em forma de jogo, que vai prender a atenção das crianças.
Divirta-se!

  http://www.escolagames.com.br/jogos/mestreDaTabuada/