Nativos Digitais x Imigrantes Digitais
Muito se ouve falar
das gerações de Nativos Digitais e de Imigrantes Digitais, mas será que sabemos
o que estas expressões significam? Será que conseguimos identificar em qual
delas nos encaixamos?
Para responder essa
segunda pergunta é importante que compreendamos o conceito dessas duas
gerações: os Nativos Digitais são aqueles que já nasceram cercados pelas
tecnologias (computadores, celulares, videogames...). Estas tecnologias são
presentes no cotidiano dessa geração, deixando de ser uma ferramenta e
assumindo um papel de linguagem entre estes nativos. Já os Imigrantes Digitais
são as gerações anteriores, que estão mais acostumados com materiais físicos em
sua rotina (agendas, cadernos, preferem fazer uma ligação ao invés de enviar um
e-mail...). Estes imigrantes viram de longe essas tecnologias se desenvolverem
e ganharem formas, e mesmo muitas vezes relutantes, se veem obrigados a
incluí-las em seu cotidiano.
Ambas as gerações
possuem pontos positivos e negativos. Um dos pontos positivos para a geração de
Nativos é que eles possuem diversas formas de aprender, por outro lado, por
estarem sempre conectados esquecem-se das relações sociais do dia-a-dia. Muitos
preferem mandar mensagens (utilizando aplicativos como facebook, whatsapp...),
ao invés de marcar encontros ou até mesmo fazer um telefonema para interagir
com outros indivíduos. Isso é totalmente o oposto dos Imigrantes, já que estes
preferem, muitas vezes, realizar uma ligação ao invés de mandar um e-mail e no
caso de optarem pela mensagem virtual ligam em seguida para confirmar que a
pessoa tenha recebido. Por outro lado, um dos pontos negativos sobre ser um
Imigrante é que se não nos sujeitamos a aprender com as novas possibilidades ou
se não nos acostumamos com o mundo tecnológico, somos engolidos por um mar de
novas informações e ficamos parados no tempo.
Diante desse
conceito, dentro do mundo escolar podemos presenciar vários conflitos entre as
duas gerações. Um exemplo é quando a professora pede para que seus alunos
peguem seus materiais para anotar um recado: talvez grande parte da turma
escolha o caderno para fazer as anotações, mas alguns podem optar pelo bloco de
notas do celular. Essa escolha pode ser malvista pelo professor levando em
consideração que ele é um Imigrante Digital que não está habituado com essa
nova possibilidade.
Para evitarmos
situações como essa, é preciso ter a mente aberta para que possamos aprender
com as duas perspectivas de mundo, podendo assim, realizar trocas
significativas em prol da aprendizagem.
Levando em
consideração que tive uma infância no interior, frequentei uma escola onde os
recursos que tínhamos era um quadro negro, giz e livros, faz com que eu me
considere uma Imigrante Digital. Meu letramento digital ocorre por meio da
experimentação, nada sem antes consultar manuais e/ou dicas sobre a nova
ferramenta. Me habituo fácil com os novos sistemas tecnológicos, mas sempre fico
apreensiva de alguma coisa dar errado. Essa insegurança é mais uma das
características frequentemente observadas em nós Imigrantes Digitais.
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