segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Resumo sobre o artigo "O trabalho do professor e as novas tecnologias"



      É evidente que hoje vivemos em uma época em que não conseguimos mais nos desvencilhar da tecnologia. Essa palavra está presente em nosso dia a dia e somos obrigados a conviver com ela e estar em constante atualização para não ficarmos parados no tempo.

      Porém, é interessante analisar como é a convivência daqueles que sempre viveram em um mundo analógico, com a era digital. Passamos da época do “não mexe que estraga” para a época do “mexe para aprender como funciona”, o que para muitos torna-se desconfortável pela insegurança que sentem ao interagir com algo tecnológico.

       Outro ponto para se analisar, é como os professores (em sua maioria, considerados imigrantes digitas) lidam com essa invasão tecnológica e com a nova geração. Ainda é muito comum vermos que Laboratórios de informática, aplicativos de aprendizagem ou jogos digitais são apenas usados como forma de prêmio, ou apenas quando sobra um tempo. O que para muitos é considerado confortável, torna-se um pensamento ultrapassado.

     Nesse contexto, podemos identificar dois tipos de educadores: o primeiro é aquele que condena seus alunos por copiarem trabalhos da internet, sem perceber que talvez esse trabalho seja uma tarefa somente de se obter informação e não para reflexão e construção de conhecimento. O segundo tipo de educador é aquele que utiliza as tecnologias digitais para criar uma rede de construção de conhecimento, assim criando uma parceria com seus educandos para que se obtenha um processo de aprendizado baseado na colaboração e na cooperação de todos.

       Para que se tenha uma convivência harmoniosa entre ambas as gerações é necessário que busquemos maneiras eficientes de conciliarmos as tecnologias digitais com nossas práticas pedagógicas, tornando assim o processo de aprendizagem mais eficiente e atraente. Não resistir à quebra de paradigmas antigos é o primeiro passo para esse objetivo, visto que, essa onde tecnológica é um processo irreversível que se fará cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Diário de aprendizagem



Boa noite!



Meu nome é Rocheli e sou estudante do segundo semestre de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. Criei este blog, para relatar minhas reflexões e entendimentos sobre os conteúdos vistos em aula, na disciplina Educação e Cultura Digital.



Espero conseguir fazer um bom trabalho a partir desta ferramenta.



Abraços, Rocheli.